Ao lado do presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), prefeito Benes Leocádio (Lages), do secretário George Antunes (Saúde), o governador Iberê Ferreira de Souza assinou nesta terça-feira (25), o ato que constitucionaliza o Consórcio Intermunicipal de Saúde. A solenidade aconteceu no auditório do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN). Até o final de agosto todas as regiões do Estado terão a cobertura do serviço de atendimento móvel de urgência 192, o Samu.
Com o ato desta terça-feira, o consórcio passou a existir de fato e de direito com a aprovação de seu estatuto. No total, 121 prefeituras potiguares já aderiram. Três centrais, em Macaíba, Mossoró e Currais Novos, passarão a regular o serviço em três macros regiões - conforme subdivisão da área territorial do Estado: Metropolitana (com abrangência de 60 municípios e 24 viaturas), Oeste/Alto Oeste (62 municípios e 22 viaturas) e Seridó/Trairi (44 municípios e 18 viaturas). As ambulâncias próprias para este tipo de atendimento já foram adquiridas pelo Governo do Estado. São 64 ambulâncias - 53 de atenção básicas e 11 do tipo UTI.
Em seu discurso, o governador aproveitou a presença de dezenas de prefeitos e solicitou que eles pedissem aos seus deputados que aprovassem o pedido de remanejamento no Orçamento Geral do Estado (OGE). "Se eles não querem que eu assine convênios com as prefeituras, que eles coloquem na lei do remanejamento, uma emenda proibindo assinar convênios", sugeriu. Do Seridó, prestigiaram a solenidades oito prefeitos: Antônio Carlos, Tom (Acari), Sinval Salomão (Florânia), Júnior Laurentino (Tenente Laurentino), Francisco Medeiros (Parelhas), Jackson Dantas (São José do Seridó), Ivanildo Albuquerque Filho (Timbaúba dos Batistas), Rogério Mariz (Serra Negra do Norte), Avamar Alves (Bodó), e Raimundo Borges, o Novinho (Cerro Corá).
Fonte:Marcos Dantas
Nenhum comentário:
Postar um comentário